Saber mais, Digite o assunto que deseja saber

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Classíficação dos cargos por categoria


Categoria 1: São os cargos não qualificados trabalho rotineiro em suas essências requerendo pouca precisão e experiência.

Categoria 2: São os cargos qualificados exigem potencial mental, experiência de trabalho e desempenho de tarefas e variedades de dificuldades.

Categoria 3: São os cargos especiais exigem que o funcionário seja analítico e criador para a solução de problemas técnicos e complexos, e desenvolvimento de métodos.

Informações imdispensável para a avaliação de cargos:

  • O que faz: São todas as tarefas ou atribuições executada pelo funcionário.
  • Quando faz: Por período Diariamente, Semanalmente, Mensalmente, Anualmente, Bimestralmente.
  • Como faz: pessoas supervisionando maquina ou equipamentos utilizam das matérias utilizada dados de informações.
  • Onde faz: Local e por fora, ambiente de trabalho atividade parado ou em movimento de pé ou sentado.
  • Porque faz: objetivo do cargo.





Metodos de avaliação de cargo

Tem várias formas de ser feita, está relacionada com uma obtenção de dados e indicam a diferença entre os cargos podendo ser não quantitativa e quantitativa, as vezes as avaliações são feitas completamente diferente como negociação de cargo no sindicato ou pesquisa no mercado.

Métodos de avaliação de cargos podem ser divididos em 2 grandes grupos:


métodos não quantitativos:É um método de escalonamento e categorias pré-determinadas, que por não ser um método analítico, indicará que um cargo é mais importante que outro.

métodos quantitativos: Este método uni vários princípios de avaliação por pontos com a técnica de escalonamento. É analítica no sentido de que os cargos são comparados com os fatores de avaliação.

Novas ideias em recompensas


Duas novas ideias de administração de recompensas estão tendo muita influencia:

Os Planos de renumeração variável e flexível e os Planos de avaliação de habilidades. Esses planos são para associar renumeração individual ou em grupo para melhorar a eficiência da organização e manter em controle.

Plano de avaliação de habilidades:


Esse plano avalia as habilidades adquiridas pelo funcionário não necessariamente com o trabalho que faz atualmente mais sim em geral, esse plano é muito utilizado em fabricas onde ocorre elevada possibilidade de rotação de cargos as equipes são constantemente usadas para atender diferentes situações, por tando esse funcionários são estimulado com beneficios para que possam aprender novas habilidades e funções.

Plano de renumeração flexível ou variável :


Esse plano tem como adequar ao pacote de benefícios as necessidades do funcionários, a empresa da ao funcionário um menu para ele escolher os benefícios  ele pode escolher quando quer ganhar em dinheiro e em benefícios, com isso o funcionário fica mais confiante que estará trabalhando para receber uma recompensa que interessa a ele, não podendo exceder um valor. Exemplo: se o funcionário recebe R$ 1.000,00 reais, o valor dos benefícios + o que ele irá receber em benefício não pode passar de R$1.000,00 reais (isso é o valor dos benefícios não pode ser maior do que o valor do salario que a pessoa recebe) esse valor diminui ou aumenta dependendo do piso salarial e quando a empresa pode pagar.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Planos Grupais

Esses planos focam em dar recompensas iguais para os funcionários, e os resultados alcançados por eles, com isso a empresa mantem todos os funcionários motivados além de manter-los na empresa.

Principais tipos de planos grupais ou coletivos:

Plano grupal baseado em comissões:


É um plano tem como base fazer com que os funcionários estejam cientes do salario que ira ganhar pela quantidade de trabalho feito por més, esse ganho é estabelecido pela quantidade de cliente atendidos, venda de produtos entre outros. Esse plano também tem como finalidade criar um canal de comunicação Administrativo entre o funcionário e a empresa, assim a empresa pode estabelecer uma comunicação confiável com os funcionários e fazem coma que o funcionário fique ciente de todos os problemas da empresa. 

Plano de participação nos lucros da empresa:


Embora seja muito parecido com o plano de participação nos ganhos de produtividade, o plano de participação nos lucros da empresa tem em focar em empresas que exercem qualquer tipo de atividade, com finalidade de aumentar o faturamento da empresa, esse plano e feito em grupo e todos os funcionários da empresa devem ter participação nos lucros partir do nível mais alto e o mais baixo igualmente.

Planos de participação nos ganhos de produtividade:


É um plano em que os funcionários ganham parte dos lucros da produtividade da empresa, esse plano tem como incentivar as produtividade dos funcionários em grupo no final a empresa divulga o quanto ganhou e distribui para os funcionários de forma que todos os funcionários da produção ganhe a mesma quantia ou por critérios que a empresa escolher, tomando cuidado para que não aja discórdia entre os funcionários.

Plano de incentivo a produção


É um plano que é voltado para incentivos em grupo voltado para um curto prazo e relacionados com objetivo específicos de produção ou produtividade, em que os funcionários que tiverem uma grande quantidade de produtividade para a empresa como: Vendas, Mercadorias Produzida, Serviços prestados, entre outros, ou seja tudo que o funcionário fizer e de lucro para empresa. Esse  incentivo é dato de varias formas como: Dinheiro, Benefício, Viagens, ou qualquer tipo dependendo da capacidade da sua empresa.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Métodos de Comparação por fatores


É uma forma de comparação de cargos com os principais requisitos necessários para cada cargo, e a avaliação por ponto juntamente com o principio de escalonamento.

Para a criação de método de comparação de fatores é utilizado como:

  • Requisitos Mentais: Como aptadores de experiência anteriores, etc...
  • Habilidades Requeridas: Como fazer cálculos, manejar maquinas, etc...
  • Requisitos Físicos: Como estrutura, idade, peso força muscular, etc...
  • Responsabilidades: Por maquinas e equipamento, instrumentos, etc...
  • Condições de Trabalho: Como temperatura e luminosidade, etc...

Descrição e Análise de Cargo


Descrição de Cargo: É uma forma de distribui as tarefas e ações necessárias, que o ocupante do cargo terá que fazer apos ter ocupado a vaga.


Análise de Cargo: É uma forma de verificar as atividades e habilidades que o candidato deverá saber para ocupar uma vaga.





Diferença entre Cargo, Função e Tarefa


Cargo: É um lugar ocupado na empresa.

Função: É um conjunto de responsabilidades e obrigações que um funcionário deve ter quanto ocupar um cargo na empresa.

Tarefa: São todas as habilidades que um funcionário deve saber para poder realiza as funções que está relacionada com o cargo que o funcionário ocupa na empresa.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Observação In loco


É um método usado para acompanhar de perto o modo como alguma tarefa está sendo realizada, pode ser feita por qualquer pessoa incluindo terceiros, supervisores, algum funcionário da empresa, ou até mesmo uma pessoa que não tem nem uma ligação com a empresa.

Concorrência Direta e Indireta


Concorrência Direta: É quando uma empresa realiza a mesma atividade do que a outra.
Concorrência Indireta: É quando uma empresa realiza uma atividade e tem outra empresa que realiza outra atividade que possa influenciar na decisão dos consumidores.

Promoção Vertical e Promoção Horizontal


Promoção Vertical: É a promoção que o funcionário muda de cargo. Exemplo: no cargo administrativo o funcionario passa de auxiliar, para supervisor,gerente entre outros.
Promoção Horizontal: É a promoção que o funcionário muda de função mais gontinua no mesmo cargo. Exemplo: o funcionario passa de auxiliar 1, para auxiliar 2, auxiliar 3,...,.

Escalonamento

É uma técnica que compara os cargos, para que possa dividir o que é necessário ter para cada corgo e o que cada funcionário terá que fazer dentro da empresa, para que não aconteça Equiparação Salarial

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Anuênio


É a porcentagem que a empresa aumenta todo ano no salario do funcionário, essa porcentagem e retirada encima do salario que o empregado ganha e ele passa a receber todo més essa quantia até acabar o ano.

Faixa Salarial e Piso Salarial


Faixa Salarial: É o conjunto de cargos da empresa dividido por quantias determinadas, dependendo da quantia que cada nível recebe.

Piso Salarial: É o salário de todos os funcionário determinado pelo sindicato dos trabalhadores, onde todas as empresas deverão seguir a quantia estipulada que determina o salário que deverá ser base para estabelecer o valor pago aos funcionários.

Isonomia Salarial ou Equiparação Salarial


É quando um funcionário recebe uma quantia menor do que o outro fazendo a mesma função com diferença de no máximo 2 anos, o Juiz iguala os salários para isso não aconteça a empresa deverá fazer um PCS.

Plano de Cargos e Salários (PCS)


É quando a empresa determina parâmetros para que possa ter fários funcionários trabalhando no mesmo cargo com funções e salários diferentes estabelecendo níveis hierárquico Como: o tempo que o funcionário de verá ter na empresa para passar de nível, O que ele precisa saber para ocupar cada nível, entre outas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Inerente


É algo que está ligado diretamente ao ser, e é inseparável por natureza também pode ser usado nas responsabilidades ou obrigações atribuídas a funções e atividades empresarial. Exemplo:

  • Para uma pessoa poder corre ela precisa saber andar.
  • para fazer um relatorio e preciso está ciente das informações.

Enfim inerente e algo que precisa saber para que possa realizar alguma tarefa, e não tem como realizar alguma tarefa se não tiver a sabedoria ou as imformações necesarias.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Dissídio


É a decisão dada pelo sindicato depois de ter feito uma reunião entre o representante e todos os funcionários do sindicato, essa desisão e dada pelo Juís e todas  as empresas do ramo deverá cumprir

Acordo Coletivo


É um acordo que uma empresa faz com um representante do sindicato referente a categoria da empresa para que essa empresa possa dar um benefício para seus funcionários para que a empresa Page uma porcentagem maior e diminui a quantidade paga pelo funcionário. Assim se for aprovado todas as empresas do mesmo ramo deverão pagar uma quantidade maior do mesmo benefício a partir do dissídio do sindicato

Convênio


É um acordo que uma empresa faz com outra empresa, para que os funcionários de uma empresa possam ter descontos quando precisar de algo que tiver na empresa.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Um benefício passa a gerar receita


É quando a empresa repara um valor para pagar os benefícios, e acaba não tendo que gastar esse dinheiro ou só usa uma parte desse dinheiro para pagar os benefícios.

Plano de Coparticipação


É quando a empresa paga uma parte dos benefício e os funcionários paga outra, ou contrata uma clinica especifica para atender as necessidades dos funcionários.

Benefício Flexível


  1. Modalidade A: E uma lista com todos os benefícios que a empresa oferece aos funcionários, ela e dada a todos os funcionários para que possam escolher Qual se enquadra melhor nas suas necessidades.
  2. Modalidade B: 2 listas a primeira o funcionário terá que receber o beneficio querendo ou não, e a segunda são os benefícios para ele escolher.

Qual a finalidade do Benefício?


Utilizar benefícios na empresa seve para melhorar o conceito dessa empresa em vários aspectos como: 
  • Motivar o funcionário: Quanto mais o funcionário estiver satisfeito com o tratamento e o reconhecimento que está tento na empresa melhor vai ser o rendimento dele na empresa.
  • Atrair novos funcionários: Quanto melhores forem os benefícios mais pessoas vão querer trabalhar na empresa.
  • Reter os funcionário na empresa: Manter os funcionários dentro da empresa dando a ele a oportunidade de crescer na empresa, assim ele não pedira demissão por causa de uma outra empresa que de a ele essa oportunidade.
  • Ter um bom conceito no mercado: Promover o trabalho que a empresa faz para ser considerada uma das melhores do mercado.
Entre outras formas, dependendo do tipo de benefício que a empresa der aos funcionários e do objetivo que a empresa quer alcançar.

Etapas para que uma empresa possa implantar um beneficio


  1. Dinheiro: verificar a quantidade de dinheiro que a empresa tem disponível.
  2. Intenção da empresa: Ver por Qual o motivo que a empresa quer dar mais um beneficio.
  3. Levantar as necessidades dos funcionários:  Através de Questionários,  pesquisas de campo, concorrência,  acordo coletivo.
  4. Pesquisa de preço: Verificar em  locais que fornecem o tipo de serviço que a empresa deseja dar o beneficio, e em qual tiver um bom preço, e qual atende melhor as necessidades dos funcionários e da empresa

domingo, 13 de janeiro de 2013

Assertivamente


É muito usado na administração, para caracterizar uma pessoa confiante  segura e objetiva  e também é uma conduta adotada por cada profissional, esse profissional deve ser transparente em seus atos e sempre ter em mente que nem uma pessoa e melhor que outra e sempre seguir em frente não para ser o melhor e sim para tentar melhorar cada vez mais suas capacidades.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Benefícios que são considerados salário


  • Proventos: É o resultado ao fazer alguma função.


  • Renumeração: É toda a soma do salário incluindo os adicionais e outras vantagens como:
  1. Gorjetas: É dada aos garções pode ser de duas formas  uma é incluídas no valor cobrado pela refeição e bebidas consumidas pelos clientes, que e  dividida entre todas os garçons, e outra que e dados pelos clientes essa fica com a pessoa que recebeu.
  2. Salário contratual: É a quantia que esta estipulada  no contrato.
  3. Gratificações Contratual: É todo o aumento no salário Registrado no contrato por causa de um bom serviço.
  4. Prêmios: É quando a empresa reconhece um bom serviço que o empregado faz, esse pagamento pode ser feito por: aumento de salário, Benefícios, dias de folgas entre outros.
  5. Ad. Noturno: É dado a o empregado que trabalhe de 22:00 Hs as 05:00 Hs, esse empregado recebe 20% sobre o Salário Base.
  6. Insalubridade: É dado a empregados que trabalhem com algum agente que por sua natureza, ou condições, ou métodos que fique perto ou provoquem riscos a saúde existem 3 níveis: Nível 1 Máximo: O empregado recebe 40% sobre o Salário Base, Nível 2 Médio: O empregado recebe 20% sobre o Salário Base, Nível 3 Minimo: O empregado recebe 10% sobre o Salário Base.
  7. Ad. Periculosidade: É dado par o empregado que trabalhe como operações perigosas, ou por sua natureza, ou método de trabalho que fiquem em contato permanente com inflamável ou explosivos, e recebem 30% em cima do salario base.
  8. Ad. Moradia: É guando a empresa ajuda o trabalhador a pagar o aluguel da casa ou quando a empresa tem um conjunto de imoveis e oferece ao funcionários por um preço menor do que o oferecido no mercado imobiliário, para que os funcionários posam morar perto da empresa e economizar com o aluguel.
  9. Ajuda de custo: É Quando o funcionário está com dificuldades de pagar alguma divida, e a empresa paga essa divida e tira uma porcentagem referente ao valor dessa divida do valor recebido na folha de pagamento desse empregado, para que ele possa quitar a divida pagando parcelas menores e não prejudique radicalmente sua renda familiar.
  10. Comissões: É quando a empresa paga a cada um dos funcionários uma quantia referente a quantidade de mercadorias vendidas por cada funcionário.

  • Salário in natura: É todo o valor pago ao funcionário, podendo ser salário e os benefícios, que não são descontados da folha de pagamento do funcionário.
  • Salário Compressivo: É uma forma de retribui ao funcionário todo o trabalho que foi realizado, ele engloba a soma do salário + Ad. noturno + Ad. insalubridade + Ad. Periculosidade + Hora estra, entre outros.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Plano de Benefícios


Legal: É exigido por lei Como:
  • Vale Transporte: É dado ou empregado um desconto para que ele possa ir de casa para o trabalho e do trabalho pra casa, esse benefício deve ser dado para: Servidores Públicos e Federais, Trabalhadores de Empresas, Domésticos e que prestam serviços temporários.


  • INSS: É a sigla referente a Instituição nacional de seguro social, essa instituição tem por finalidade: fazer os pagamentos de aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, e outros vários benefícios. Para que o INSS possa fazer esses pagamentos a pessoas é retirado da folha de pagamento de todos os trabalhadores uma porcentagem dependendo da quantia que ele ganhe. É ligada a Ministério da Previdência Social, é um órgão que assegura que o trabalhador que contribui para o INSS  possa ter uma renda mensal, caso aconteça de perda da sua capacidade de trabalho.
Porcentagem tirada da folha de pagamento:
  1. Para trabalhadores que ganham de até R$ 1.174,86 é 8%
  2. Para trabalhadores ganham de R$ 1.174,87 até 1.958,10 é de 9% 
  3. Para trabalhadores ganham de R$ 1.958,11 até 3.916,20 é de 11%



  • Ferias: É o período que o trabalhador ou aluno tem de descanso por ter desenvolvido uma atividade constante.Todo o empregado tem direito de tirar ferias a cada 12 meses sem modificar sua renumeração, após o período de 12 meses de vigência do contrato de trabalho o empregado terá direito nas seguintes proporções: 


  1. 1 a 30 Dias trabalhado quando não tiver faltado por mais de 5 Dias por ano.
  2. 2 a 24 Dias trabalhado quando não tiver faltado por mais de 6 a 14 Dias por ano.
  3. 3 a 18 Dias trabalhado quando não tiver faltado por mais de15 a 23 Dias por ano.
  4. 4 a 12 Dias trabalhados quando não tiver faltado por mais de 24 a 32 Dias por ano.


  • 1/3 de Ferias: É quando a empresa dá o direito ao funcionário de vender 1/3 de suas ferias, com isso o empregado recebe uma quantia equivalente aos dias de ferias e os dias trabalhados.


  • 13 ª Salário: É uma gratificação dada aos trabalhadores e aposentados a cada 12 messes de serviço, essa gratificação pode ser feita por duas parcelas, metade quando o trabalhador completa 6 messes de serviço e a outra metade depois de mais 6 messes. Já para o aposentado e feita entre o mês de fevereiro e dezembro.


  • Adicionais:
  1. periculosidade:É dado par o empregado que trabalhe como operações perigosas, ou por sua natureza, ou método de trabalho que fiquem em contato permanente com inflamável ou explosivos, e recebem 30% em cima do salario base.
  2. Insalubridade:É dado a empregados que trabalhem com algum agente que por sua natureza, ou condições, ou métodos que fique perto ou provoquem riscos a saúde existem 3 níveis: 


  • Nível 1 Máximo: O empregado recebe 40% sobre o Salário Base.
  • Nível 2 Médio: O empregado recebe 20% sobre o Salário Base.
  • Nível 3 Minimo: O empregado recebe 10% sobre o Salário Base.


  1. Noturno: É dado a o empregado que trabalhe de 22:00 Hs as 05:00 Hs, esse empregado recebe 20% sobre o Salário Base.


  • DSR: Descanso Semanal Renumerado, E dado a cada 24 Hs de trabalho consecutivas  esse dia de descanso pode ser dado aos domingos. Caso esse trabalhador trabalhe aos domingo esse dia pode ser dado em qualquer dia da semana.


  • HE: É quando a empresa da prioridade ao funcionário que já trabalhe na empresa de mudar de cargo quando abrir alguma vaga na empresa.


Facultativo: É opcional a empesa só dá se quiser, Como:
  • Plano de saúde: É uma forma de proteção contra riscos a saúde e eventuais despesas médicas, para que essa pessoa assegurada possa ter auxilio medico sem se preocupar com os gastos, quando precisar de qualquer procedimento médico.


  • Odontológico: Está incluindo com o plano de saúde.


  • Vale Refeição: É uma ajuda que a empresa dá aos funcionários  para que eles posam fazer suas refeições perto do trabalho sem ter que ir em casa para comer ou leva marmita.


  • Vale Alimentação: É uma ajuda que empresa dá aos funcionário para que ele possa comprar alimentos para sua casa fazer refeições


Obrigatório: É determinado quando alguma empresa faz um acordo coletivo ou em caso de costume da região, isto é o costume sobre poem a lei assim o beneficio facultativo passa a ser obrigatório, Como:
  • Plano de Saúde: É o único benefício que pode ser facultativo e obrigatório